Skip to content

O Pesadelo do Score Baixo – Como Resolver?

Saiba de vez o que fazer em caso score baixo.

Você se programa para realizar a compra de um carro, faz um certa economia para poder reservar o dinheiro da entrada.


No entanto, na hora que você chega na concessionária e apresentar seus documentos, vem então a surpresa. O vendedor informa que não é possível financiar o veículo,  pois mesmo com o nome limpo o seu score baixo.

Infelizmente essa é uma situação que ocorre com inúmeras pessoas, e já pode até mesmo ter acontecido com você, na hora de realizar um financiamento.

Ou ainda, fazer uma compra parcelada, ou até mesmo na hora de solicitar um cartão de crédito, por exemplo.

Mas você sabe por que o score fica baixo? Essa é de fato uma dúvida bastante frequente entre os consumidores.




Pensando nisso nós desenvolvemos este artigo, onde vamos explicar de maneira simples, como resolver problema de score baixo.  Não deixe de acompanhar!

Score Baixo o Que Fazer
Score Baixo o Que Fazer

Ao longo do artigo, você acompanha informações relevantes sobre o que é score baixo e como resolver score baixo.

Você Sabe o Que é Score Baixo?

Se o seu score está baixo,  isso significa que sua pontuação de crédito é considerada baixa,  junto aos serviços de proteção ao crédito como o Boa Vista, entre outros órgãos.

Ou seja, para essas empresas de proteção e informações de crédito o score baixo no CPF, quer dizer que o risco de você ficar inadimplente, ou seja, deixar de pagar suas dívidas é bastante alto.

Mas afinal, por que meu score está baixo?

Apesar de ser frequentemente divulgado, muitas pessoas ainda não sabem bem o que quer dizer score baixo.

Para que você possa entender melhor o que significa baixo score, e porque seu CPF está com score baixo é importante que você saiba, como funciona o processo do score. Vamos explicar de forma resumida o que é score baixo no CPF:

Todos os pagamentos que você faz em dia ou atrasado de suas contas de luz, da fatura do cartão de crédito.  E até as compras que você faz no cartão de crédito ou débito, entre outros, são acompanhados de perto pelos órgãos de proteção ao crédito,  a partir do seu CPF.

Caso em durante seu histórico de pagamento você tenha efetuado a pagamento de contas em atraso, tenha deixado de pagar parcelas de financiamentos ou empréstimos em dia, tenha o seu nome sujo. As empresas estabelecem uma pontuação (score) baixo para você.

O que pode ser considerado baixo score de crédito

A pontuação estabelecida, pelas empresas de proteção crédito variam entre 0 a 1000. E uma pessoa que possui score baixo, costuma ter pontuação entre 0 e 300 pontos.

No entanto, esses valores de pontuação que são levados em conta pelas empresas na hora de oferecer o crédito, podem variar de acordo com diversos fatores.

Só para exemplificar, algumas instituições passam a oferecer financiamentos apenas para consumidores com score acima de 700 pontos. No entanto,  há empresas que liberam cartões de crédito a partir de 400 pontos.

Quais as Desvantagens do Score Baixo

Se você possui score de crédito baixo, então é bastante provável que você terá maiores dificuldades na hora de realizar:

  • Financiamentos de imóveis ou de veículos
  • Realizar empréstimos bancários
  • Dificuldades de solicitar cartões de crédito e cheque por ter score baixo no banco
  • Fazer compras no crediário

Esses tipos de crédito, são de grande importância em diversos momentos da vida. Nesse sentido, para quem tem score baixo no mercado pode ser uma grande desvantagem, em função da falta de liberação de crédito.

E mesmo que você faça suas economias, nem sempre é possível fazer a compra de um veículo ou imóvel a vista por exemplo.

Score Baixo Descubra Como Resolver

Depois de fazer a consulta através dos sites dos órgãos de proteção ao crédito, você verificar que seu score está baixo, existem algumas medidas que podem te ajudar a resolver score baixo:

  • Procure manter o pagamento de suas contas em dia
  • Seu nome está sujo? Procure as empresas e faça negociações para limpar seu nome
  • Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados, no cadastro positivo.

Nome Limpo Score Baixo

O Que Acontece Com Nome Limpo e Baixo Score

Mesmo, que você tenha o nome limpo o score pode estar baixo, caso você não tenha um histórico de pagamentos e de compras em seu CPF frequentes no mercado.

Pois como já comentamos aqui no artigo, todas as informações do seu histórico de pagamentos são levados em conta na hora de decidir qual será seu score.

Dessa forma, sempre que possível, coloque as contas essenciais em seu nome. Como a conta de luz, de telefone, gás, água e outras. Para contribuir diretamente com seu histórico e poder melhorar seu score.

É Possível Comprar Com Baixo Score?

Sim. Apesar de ser mais complexo, existem alguns casos em que é possível comprar com score baixo. Mas isso vai depender muito da financeira, do banco ou da instituição que você pretende solicitar o crédito.

Existem empresas, por exemplo, que apesar do score crédito baixo oferecem linha de financiamentos e de crédito mediante apresentação de garantias financeiras de que você pode arcar com a dívida.

Como um valor de entrada mais elevado, no caso da compra de um imóvel ou veículo, por exemplo. Ou ainda, utilizar seus bens como parte da garantia financeira no momento da compra.

Dessa maneira, caso o cliente não realize os pagamentos a empresa pode requerer o bem como forma de arcar com os valores residuais.

Como Acabar Com o Baixo Score no Mercado

Se você está acompanhando nosso artigo até aqui, já deve ter percebido como ter o  CPF com score baixo, pode ser uma grande desvantagem, não é mesmo?

Mas uma dica é evite fazer contas que você não possa arcar. Nesse sentido, faça um planejamento prévio antes de realizar suas compras, ou solicitar crédito no mercado.

Meu Score Pode Baixar Repentinamente?

Sim. Caso você deixe de efetuar seus pagamentos em dia, ou entre para a lista de pessoas com restrição no nome seu score pode ficar baixo no CPF de maneira repentina.

Pois na hora de determinar qual seu score são feitas equações matemáticas baseadas no seu histórico de pagamento, e em caso de inadimplência o score pode sofrer uma queda de forma abrupta.

Como você viu ao longo deste artigo:

Infelizmente score baixo no CPF  é uma situação que ocorre com inúmeras pessoas, e já pode até mesmo ter acontecido com você, na hora de realizar um financiamento de um imóvel ou veículo.

Ou ainda, fazer uma compra parcelada por meio de crediário, ou até mesmo na hora de solicitar um cartão de crédito, por exemplo.

Mas ao longo deste artigo, te explicamos de forma detalhada porque o score fica baixo e como resolver problema de score baixo.

Aproveite para saber mais a respeito do score nos outros artigos do blog → Consultar Score e veja também o vídeo: