Skip to content

Pontuação do Score – Guia Completo, Sem Erro!





A pontuação do score mede a capacidade de pagamento de dívida, por isso é importante para os trâmites monetário.

A pontuação do score segue uma escala que vai de 0 até 1000 pontos, que quanto mais próximo ao 0, menos chances uma pessoa tem de cumprir com uma dívida e quanto mais próxima, ao 100, menor é o risco.

Essa pontuação leva em consideração uma série de fatores, assim as pessoas avaliadas são niveladas da seguinte maneira:

  • 0-400 (alto risco)
  • 401-700 (risco moderado)
  • 701-1000 (baixo risco)

Os indivíduos que são classificados com uma pontuação acima de 900, costumam ser tratados de maneira mais generosa pelo mercado monetário, e podem contar com condições especiais para empréstimos e financiamentos.




Veja abaixo um guia completo da pontuação do score e descubra como consultar o seu nível, o motivo da sua condição atual e como aumentar esses pontos.

Como funciona a pontuação do Score?

Pontuação do Score
Pontuação do Score

A pontuação do score leva em consideração uma série de critérios, para então avaliar as chances de uma pessoa honrar com as suas futuras dívidas, seja em caso de empréstimos ou financiamentos.




Entre os critérios avaliados, para essa pontuação, estão os seguintes:

  • Idade – Tendo em vista, principalmente, que pessoas mais jovens tendem a honrar menos com suas dívidas, enquanto as pessoas já aposentadas possuem uma fonte confiável de renda;
  • CEP da residência – Leva em consideração que a constante mudança de CEP indica um comportamento de risco para o mercado monetário, assim como o local do CEP diz muito sobre o poder aquisitivo das pessoas;
  • Histórico de crédito – O crédito já cedido, pelo mercado monetário, assim como as suas quitações, também influenciam muito na pontuação do score;
  • Dívidas anteriores – O envolvimento em dívidas anteriores, eventuais renegociações e falta de pagamento também são levados em consideração.





É importante salientar que existe mais de um serviço para ver pontuação do score. Logo, é possível que os números variem de acordo com a instituição fin. em questão, uma vez que cada uma tem a liberdade de consultar o serviço que mais lhe convém.

Pontuação de Score financiamento Imobiliário

Não há um valor fixo para definir a pontuação do score boa para um financiamento imobiliário. Evidente que quanto maior a pontuação, maiores são as chances de aprovação.



Como trata-se de um financiamento de longo prazo e um valor considerado elevado, as pontuações acima de 700 pontos possuem mais chances de aprovação, de acordo com o parâmetro médio do mercado. Com esses números, é possível afirmar que o financiamento não apresenta grandes riscos para a instituição fin.

Pontuação de Score financiamento Veicular

Assim como no financiamento imobiliário, o financiamento veicular leva em consideração a mesma base de medida, onde clientes com a pontuação do score superior a 700 pontos tendem a não apresentar problemas em seus pagamos.

Ainda assim, por tratar-se de um valor consideravelmente menor, e de um bem com uma liquidez maior de mercado, outras questões também são estudadas na hora do financiamento. Quesitos como o valor de entrada, prazo do financiamento e tipo de veículo financiado, são os mais comuns.

Com todas essas variáveis em questão, existem algumas instituições fin. que aprovam o crédito de financiamento veicular com uma pontuação do score mais baixa, algo em torno dos 500 pontos. No entanto, justamente por assumir um risco maior, essas empresas tendem a impor uma carga de juros maior em seus contratos.

Aumentar a Pontuação do Score

Como ver minha pontuação do Score

Consultar pontuação do score não é uma tarefa das mais complicadas, existem algumas empresas que oferecem os serviços para saber a pontuação de score de maneira gratuita, através da internet.

Como já mencionado, existem algumas instituições que realizam a consulta da pontuação do score, portanto, ela pode varar de acordo com os parâmetros usados.

É importante ter em mente que, ao realizar a consulta deve-se optar sempre pelas corporações mais conhecidas no mercado, uma vez que os dados importantes serão fornecidos através da internet, isso evita qualquer tipo de fraude ou golpe.

Pontuação de Score Ideal – Dicas para Conquistar!

Como a pontuação do score leva em consideração o histórico de crédito e as dívidas anteriores, pode ocorrer o não alcance da meta, mas sem dúvidas irá elevar a sua pontuação e pavimentar o seu histórico monetário para essa subida. Confira as principais dicas para conquistar o score ideal:

  • Regularize o CPF – O principal ponto para a pontuação do score é honrar as suas dívidas. Logo, qualquer dívida deve ser renegociada e então quitada. Dívidas em atraso, geralmente contam com facilidades de pagamento, como descontos para quitação total ou parcelamento do saldo restante;
  • Abra um cadastro positivo – Algumas instituições oferecem um serviço de cadastro positivo, onde é possível montar um histórico de bom pagador. Muitas pessoas pagam suas contas em dias, não possuem restrições, mas possuem uma pontuação do score baixa por não contarem com um cadastro positivo;
  • Mantenha as contas em dia – É importante adiantar os pagamentos das contas para evitar que essas entrem em atraso, por algum erro de sistema ou datas. A confirmação dos débitos automáticos também é crucial.

Pagar as contas de maneira adiantada não eleva a pontuação do score, mas garante que erros, com datas de pagamentos, não ocorram;

  • Mantenha os dados sempre atualizados – Além de manter os dados cadastrais sempre atualizados, nos bancos e instituições, é importante conservar essa atualização também nos serviços de proteção ao crédito, para obter uma pontuação score alto;
  • Controle o crédito já existente – O famoso “estourar o limite”, seja da conta corrente ou do cartão de crédito, impacta para não aumentar a pontuação do score;
  • Mantenha seu relacionamento com o banco – Evite a troca e cancelando cartões de créditos e contas em banco, quanto mais antigo e duradouro for o relacionamento com as instituições monetárias, maior será pontuação do score;
  • Evite consultas em excesso – Realizar diversas consultas da situação do CPF, ou tentar aprovar, sem sucesso, diversos financiamentos, indica instabilidade monetária. Isso impacta negativamente e reduz a pontuação do score.

Quer saber mais? Acesse a página → Consulta Score e assista ao vídeo