Skip to content

Guia Completo para lidar com as Dívidas!





Tudo que você precisa saber sobre como resolver as dívidas a pagar!

Todo mundo está sujeito a ter problemas nas finanças. Basta dar pequenos vacilos nas contas e, quando percebemos, estamos afundados em uma série de responsabilidades que ficam complicadas de dar conta.

É geralmente dessa forma que muitas pessoas começam a acumular dívidas. Seja por uma falta de planejamento monetário, por descontrole dos gastos ou por se vislumbrar.

O fato é que é necessária uma educação apropriada para não se complicar e ver a rotina ser completamente modificada por não conseguir pagar as contas.

Mas o que as dívidas de longo prazo representam? Como criar um planejamento para resolver a situação complicadas das finanças? E o que fazer para nunca mais acumular vencimentos?




Se você está procurando respostas para esses questionamos, siga na leitura desse completo guia que vai te ensinar tudo o que você precisa saber a respeito!

Ter Dívidas é bom?

dividas havan
Guia Completo para lidar com as Dívidas!

Muita gente pensa que ter dívidas não é uma coisa assustadora. Isso acontece principalmente quando não há um planejamento de gastos, não permitindo a pessoa a dimensionar o tamanho do “problema” que está encarando.

Há casos onde até mesmo se cria um costume em dever. “Já estou tão endividado que não ligo mais para nada”, é o que falam pessoas que passam por essa situação.




O problema é que dívidas antigas se juntam às novas e acontece o chamado efeito bola de neve. Quanto mais você deve, mais se acumulam os pagamentos e mais complicada de resolver fica a situação das suas finanças.

Retratar esse tipo de caso é importante para cravar que não há qualquer hipótese onde dever seja algo positivo. Ainda que existam pessoas que não se importem, ter seu saldo negativado pode levar a consequências graves.

Sabendo disso, uma das coisas mais importantes é entender que é preciso buscar uma forma de resolver suas pendências. Nesse artigo você verá algumas dicas para lidar com as contas em aberto e outras informações.

Como saber se tenho Dívidas?

Ter dívidas em aberto significa estar inadimplente com alguma responsabilidade de pagamento que foi assumida anteriormente. Por exemplo, você fez uma compra parcelada e não pagou a fatura do cartão.




Nesse caso, você estará com uma conta em aberto e, por consequência, se endividando.

Para quem está passando por uma situação como essa, fazer uma consulta a respeito de quais contas estão em aberto é algo fundamental para iniciar um plano de ação em busca de resolver o problema.

Geralmente quando dá contas em aberto, o que acontece é que o CPF do consumidor fica restrito, assim impedindo de realizar novas compras de grande porte usando crédito, por exemplo.

As principais formas de consultar se há dívidas em meu nome são:

  • Site do SCPC: sem qualquer cobrança de taxa, o consumidor pode consultar seu CPF para verificar possíveis restrições. É necessário fazer um cadastro. www.consumidorpositivo.com.br
  • Site do SPC: o sistema é gratuito e permite que os consumidores que já receberam uma carta informando sobre débitos possam verificar as restrições no CPF. www.spcbrasil.org.br.
  • Faturas: para saber se há dívidas é importante guardar todas as faturas que receber. Elas poderão te ajudar a comprovar em caso de cobrança indevida ou a organizar os pagamentos que devem ser feitos.

As Dívidas podem caducar? Como?

Quando uma pessoa acumula contas em aberto, o problema maior é ter o nome “sujo”, ou seja, impedido de fazer uma série de transações, inclusive compras de bens.



Mas sabia que depois de um determinado tempo as dívidas atrasadas não podem mais restringir o CPF do consumidor? É nessa situação que falamos que a dívida foi caducada.

Uma dívida caduca é quando o vencimento ultrapassa o período de cinco anos, determinado pelas leis do Código Civil e Código de Defesa do Consumidor.

Após esse tempo, o CPF da pessoa não pode ficar restrito e ela poderá voltar a fazer algumas operações que anteriormente não poderia fazer por causa das dívidas.

Quando a dívida caduca, as empresas de crédito devem retirar as informações negativas a respeito do consumidor. Isso é algo obrigatório, ou seja, não é algo que a empresa pode ou não fazer, ela deve cumprir o que é determinado na lei.

Mas uma dívida caduca não significa que ela deixa de existir. O consumidor não tem mais seu nome negativado, mas ainda assim deve cumprir com sua obrigação de pagar as dívidas em aberto.

Consulta de Dívidas pelo CPF

Como falamos nos tópicos anteriores, quem possui dívidas a pagar pode fazer a consulta pelo CPF para saber em que situação se encontra o seu nome perante o mercado.

Essa avaliação é importante para fazer uma melhor organização das finanças, evitar criar outros débitos, ajudar a buscar uma solução para pagar as contas em aberto e evitar maiores problemas.

As melhores formas de verificar as suas dívidas pelo CPF são usando os links a seguir:

  • consumidorpositivo.com.br
  • spcbrasil.org.br

Para utilizá-los, basta fazer um cadastro gratuito e verificar as restrições que constam no seu número de CPF e as demais informações fornecidas.

Consulta de Dívidas pelo CNPJ

Se as contas em aberto para pessoas físicas podem representar graves problemas, para empresas isso não é diferente. Mas é possível consultar dívidas ativas CNJP?

Com certeza. Existem diversas opções disponíveis para quem deseja fazer uma consulta online sobre a situação de débitos vencidos no CNPJ.

Algumas são gratuitas, enquanto outras demandam um pagamento para liberar o acesso.

A consulta é completa e reúne informações como os protestos, cheques sem fundo, pendências e restrições, dívidas em aberto, eventuais ações judiciais, entre outros.

Listamos algumas opções a seguir:

  • http://www.pesquisaprotesto.com.br/
  • https://www.ccfacil.com.br/consultacompletacnpj.aspx

A Dívida é herdada?

Uma questão importante a respeito de saldo devedor é: quando a pessoa morre, as suas dívidas ficam como “herança” aos herdeiros? A resposta é que não.

Não há nada na lei que conste responsabilidade dos filhos ou herdeiros em pagar as contas em aberto deixadas por seus falecidos pais.

Porém não há esquecimento em relação às dívidas em aberto deixadas. A herança é usada para abater o saldo devedor, assim quitando o valor devido.

Logo, se a herança for maior que a dívida, o valor é abatido e o restante é dividido entre os herdeiros. Se o valor for menor, os herdeiros não receberão, pois o valor da herança será todo usado para pagar o que está em aberto.

Ter uma Dívida é estar negativado?

Uma das consequências de ter dívidas a pagar é ficar negativado. Isso é o mesmo que estar com o nome sujo.

Quando uma pessoa não paga o que deve, a empresa que fica com a pendência pode registrá-la em um órgão de proteção ao crédito, como o SPC por exemplo.

É claro que nem toda dívida vai te negativar. Por exemplo, se você fizer aquela compra “fiada” no mercadinho do bairro, ou seja, acertar para pagar depois, isso não colocar restrições no CPF.

Mas, em caso de não pagamento de faturas, a chance de ficar negativado é enorme. Isso acontece pois serve de alerta a outras empresas não aceitarem negociar com o consumidor que tem dívidas.

É uma maneira que o mercado tem para não deixar que uma pessoa com nome sujo crie outros débitos e cause prejuízos a outras empresas.

Para limpar seu nome basta pagar o que deve e dentro de poucos dias o serviço de proteção ao crédito irá tirar a restrição colocada no CPF e a situação será normalizada.

Como pagar minhas Dívidas em 1 ano?

Muita gente tem essa dúvida: dívida é crime? A resposta é não. Apesar de não ser algo positivo e sempre trazer consequências negativas, dever não é considerado crime.

Mas não é por isso que você deve sair por aí acumulando vencimentos e não cumprindo com suas responsabilidades. Uma das coisas mais tristes que uma pessoa pode passar é não ter condições de pagar o que deve.

Como já deixamos claro, as dívidas podem acontecer por uma série de fatores, desde irresponsabilidade e falta de planejamento até imprevistos como ficar desempregado, por exemplo.

Mas o que pode ser feito para pagar as contas em aberto em 1 ano? Existem alguns passos que você pode tomar. Pegue papel e caneta para anotar as dicas:

  • Evite fazer compras, principalmente parceladas. Só tenha aquilo que você pode realmente pagar;
  • Está com dívidas a pagar? Faça uma planilha e some os valores. Em seguida, busque negociar para evitar maiores juros;
  • Reserve uma parte dos seus ganhos mensais para quitar os débitos;
  • Pagou tudo que devia? Se esforce para não ter que passar por essa situação complicada novamente em suas finanças.

dividas a segurança social prescrevem

Posso parcelar as contas atrasadas?

Se você atrasou os pagamentos e está com dívidas Caixa, dívidas Bradesco ou qualquer outro tipo de dívidas atrasadas, a melhor forma de solucionar é negociando.

Muitas empresas aceitam negociar para que você possa pagar os atrasos de forma parcelada, assim quitando os débitos e regularizando a situação.

Mas como fazer? O primeiro passo é organizar todas as dívidas que você possui, inclusive calculando a quantia total em aberto.

Em seguida, é hora de colocar o seu poder de negociação em jogo. Entre em contato com cada empresa a qual você está devendo. Busque um acordo que seja bom para você e para a empresa.

Com o acordo feito, não vacile. Anote os prazos e o valor que deve ser pago para evitar abrir outros vencimentos em aberto. E o mais importante: faça os pagamentos no dia correto.

Lembre-se que dívida é intransferível, então essa responsabilidade é sua. Somente você pode resolver a situação e assim conseguir limpar o seu nome.

Não recuso que devo, e agora?

Um dos fatos mais importantes para quem está devendo é reconhecer que está errado. Claro que muitas circunstâncias podem levar a esse problema, mas não recusar que deve é fundamental para buscar resolver.

Refletir consigo mesmo e pensar: “tenho dívidas em meu nome e quer resolver” é o primeiro passo que você precisa dar para tentar sair do saldo negativo.

As dicas dadas nos tópicos anteriores são um bom caminho que você pode iniciar para, aos poucos, quitar as dívidas e sair do vermelho.

Mantenha o foco, faça uma boa organização das suas finanças e, o mais importante, não acumule novos vencimentos até conseguir resolver o que está em aberto.

Seguindo as dicas desse artigo, as dívidas em aberto muito em breve deixarão de ser um problema na sua vida. Quer mais informações? Recomendamos que assista a esse vídeo no YouTube:

Link do YouTube:

O artigo foi útil para esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto? Não se esqueça de deixar um comentário e compartilhar esse post nas redes sociais!