Skip to content

Mitos e Verdades Sobre o Balanced ScoreCard





Pensando em expandir os negócios de forma organizada? Então confira os Mitos e Verdades Sobre o Balanced ScoreCard, um conceito estratégico de organização!

Conhecido no mundo corporativo, o BSC ou Balanced Score, é uma ferramenta que se bem aplicada e seguida pode trazer resultados positivos para uma empresa.

Com foco na visão a longo prazo, mas com ações executadas a curto prazo, o intuito é garantir o crescimento de forma organizada e sequencial.




Como sabemos toda mudança ou implantação de algo novo em qualquer empresa costuma ser complexa, e até traumatizante para todos os envolvidos.

A princípio para uma estratégia dar certo, o primeiro passo é fazer com que todos os colaborados da empresa estejam dispostos a colaborar com a mudança, nesse ponto ser transparente de forma que a equipe consiga visualizar onde a empresa pretende chegar é fundamental.

Por consequência, a probabilidade de engajamento da equipe será maior, outro ponto importante é a comunicação, deste surgem o alinhamento e as ações, ou seja, o planejamento e execução.




Dessa forma, também são importantes as análises periodicamente, para saber se a estratégia está sendo traçada com sucesso, ou algum processo terá que ser ajustado.

Finalmente, ao longo desse post vamos abordar todos os aspectos do Balanced Scorescard seu conceito e aplicação, os Mitos e Verdades Sobre o Balanced ScoreCard, como  aplicar o BSC nas empresas, Exemplos Práticos de cases de sucesso, entre outras dicas, confira!

O Que é Balanced Scorecard

Balanced Scorecard
Balanced Scorecard

Primeiramente vamos entender o que é o Balanced ScoreCarde seu conceito.

O Balanced ScoreCard ou a sigla BSC, e a tradução é Indicadores Balanceados de Equilíbrio.



Sendo assim, é um método utilizado para mensurar e gerenciar as estratégias de crescimento de uma empresa de forma ampla, e não se baseando unicamente em resultados fin..

No geral este conceito foi desenvolvido por David Norton e Robert Kaplan, dois professores de Harvard, que ao publicar em 1992 o artigo O Balanced Scorecard, obtiveram grande notoriedade devido a esta nova metodologia, que poderia ser utilizada tanto no meio empresarial quanto acadêmico.

Com este objetivo por meio de gestores e equipes, as ações são realizadas pensando no futuro a longo prazo da empresa, colocando a visão da empresa como meta a ser alcançada.

Assim sendo, tudo é iniciado com um planejamento, e posteriormente monitorado e analisado por meio de indicadores, destes falaremos mais adiante, possibilitando saber se o que foi estipulado está sendo efetivamente cumprido.

Como Funciona o Balanced Scorecard

Para explicar como funciona o BSC, vamos fazer por partes.

Inicialmente são definidos objetivos com base nas perspectivas do negócio, posteriormente são definidos os indicadores que medirão se os objetivos traçados estão ou não sendo alcançados.

Em seguida, é feito um planejamento ou projeto para ações ou processos sejam efetuados para melhorar estes indicadores, e atingir o objetivo estipulado.

Assim sendo, neste ciclo podemos definir então algumas palavras essências para o conceito de Balanced ScoreCard como: Objetivos, Iniciativas Estratégicas, Estratégia, Gestão Estratégica, Indicadores, Mensuração de progressos, Metas.

Para finalizar essa metodologia de BSC, apresenta pontos positivos como: melhoria de resultados, melhoria contínua, vislumbrar e focar no futuro, comunicação entre equipes, possibilita correções no plano de ação, e cultura de aprendizado.

Note que tudo isso é possível se de fato a metodologia do BSC for colocada em prática de forma eficaz.

Como Aplicar o BSC Nas Empresas

Até aqui vimos os principais pontos sobre o conceito do Balanced ScoreCard, mas como aplicar o BSC nas empresas?

Um dos principais desafios depois de ser criada é se manter fiel ao quesito valor, ou seja, ao valor agregado ao serviço ou produto que oferece.

Inúmeras barreiras são criadas culturalmente como política da empresa, que por outro lado só ajudam a distanciá-las do foco, da meta.

Listamos aqui algumas das principais falhas que podem tornar a implantação do BSC um fracasso, são: falta de engajamento e integração, negócios sem visão definida, falta de treinamento e não capacitação.

O BSC tem como objetivo estimular o diálogo e os feebacks, sem estes não há como ajustar, organizar, planejar, otimizar processos.

Com o alinhamento entre objetivos, indicadores, metas e ações (iniciativas), iniciasse uma mobilização para definir cada um destes pontos.

Exemplo Prático de Cases de Sucesso Com BSC

Atualmente o método tem sido utilizado por muitas empresas e organizações, apresentando resultados positivos e mais adeptos ao conceito.

Pesquisas recentes indicam que aproximadamente metade das empresas relacionadas na Fortune 1000, lista com as 1.000 maiores empresas americanas classificadas por receita, utilizam o BSC, e na Europa a porcentagem é de aproximadamente 40% a 45%.

Para termos uma noção o BSC foi eleito como uma das ferramentas de gestão mais revolucionárias dos últimos 75 anos, tanto que empresas como Mobil, Amanco, Alcoa ABB, AT&T, Cigna, Eletrosul, Amanco, Mercedes Benz, Mi Banco Alcoa, Aracruz, Opsa Finlay, Chandon, Brasil Telecom, Camargo Corrêa, Cia. Suzano, CST, Holdercim, Laboratório Chile, Mercedes Benz, Mi Banco, Oxiteno, Petrobras, entre outras, optaram pelo método BSC.

Além destas empresas que utilizam o Balanced ScoreCard veja as quais são exemplos práticos de cases de sucesso com BSC, segue o link, vale a pena a leitura!

https://exame.abril.com.br/negocios/os-conselhos-do-pai-do-balanced-scorecard-m0042901/

Quais Indicadores do BSC

Agora chegamos a um ponto importante sobre o método, quais são os indicadores do BSC?

Pois saiba que ao criar este Robert e David, levaram em consideração que gerenciar empresas utilizando como base indicadores fin. na década de 90 não manteria as empresas inovadoras ou competitivas.

Com base nisso, a proposta foi analisar os quatro indicadores e perspectivas listados e explicados abaixo.

O primeiro indicador do Balanced ScoreCard é a Perspectiva Financeira, nesta parte que entra a lucratividade, o retorno fin.!

Os objetivos fin. serão definidos dentro de um período escolhido pela empresa, seja 3, 6, 12 anos, e o que poderá ser feito neste tempo, aumentar as fontes da receita, alcançar retorno sobre capital investido, entre outros.

O segundo indicador é a Perspectiva do Cliente, como o item já diz, o foco aqui é no cliente, e em tudo que pode ser feito em torno dele.

O tempo para agir também é a longo prazo, e como ações podemos exemplificar o aumento da quantidade de clientes neste período.

Podemos dizer que esta visão de olhar não somente para empresa, mas para o que o consumidor precisa é um treinamento constante, exemplificando pode-se estipular como ação aceitação de um produto, aumento de consumo, retenção e satisfação do cliente.

O terceiro do ScoreCard é a Perspectivas dos Processos Internos, aqui a ação é perceber os processos que mais se sobressaem na empresa e torná-los excepcionais, esta melhoria vai de dentro da empresa e é refletiva no tratamento com o cliente.

Em outras palavras, os processos são otimizados e aperfeiçoados com o intuito de fornecer o melhor serviço ou produto ao cliente, como exemplo, atendimentos eficientes e rápidos o pós-venda, redução de tempo de produção, lançamento de novos produtos a inovação.

E o último indicador é o Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento, aqui é colocado em evidência o conhecimento da empresa e dos colaboradores.

Quando definidos os objetivos estratégicos, deve-se pensar nas competências para se realizar as ações ou na falta destas, é necessário buscar aprimoramento, capacitação, desenvolver um ambiente de qualidade, avaliar satisfação interna dos colaboradores, engajamento, rotatividade.

Empresas que utilizam o balanced

As Melhores Empresas Para Trabalhar Tem BSC?

Fica evidente que atualmente devido a vários fatores como globalização, movimentos culturais entre outros, as empresas tem buscado diferentes formas de gestão para acompanhar seus desempenhos e resultados.

Sobre o Balanced ScoreCard podemos afirmar ele vem de encontro quando o foco é obter uma visão mais equilibrada e que proporcione crescimento por meio de ações.

Inclusive este conceito está sendo utilizado pelo setor de Recursos Humanos nas empresas como uma forma de apoiar todas as mudanças para que a metodologia proporcione resultados positivos.

Respondendo à pergunta Se as melhores empresas para trabalhar tem BSC?

Não necessariamente, porém, estas empresas ao implementar o método, inicialmente se dispõe a seguir com foco no crescimento, e isto envolve todos os colaboradores da organização independente do cargo que ocupe.

Cursos de Balanced ScoreCard

Ficou curioso sobre como fazer um Balanced ScoreCard?

Saiba que existem cursos de Balanced ScoreCard disponíveis na internet, ou para fazer download.

Basta procurar por Balanced ScoreCard em PDF, mapas estratégicos ou ScoreCard em Excel.

Deixamos o alerta para sempre baixar materiais de sites confiáveis!

Conheça mais sobre o método BSC, no vídeo, e acesse a página → Consultar Score: